08 abril, 2013

A Expressão Dramática e o Teatro são fundamentais na escola, pela riqueza pluridisciplinar que encerram e por isso deverão constituir parte integrante da educação de todos.
As vivências, o desafio e a experimentação são os instrumentos para o conhecimento dos outros e, através deles, de nós próprios. A nossa identidade depende da capacidade de comunicação como um elo que nos mantém vivos e interativos. Por isso, o jogo e as técnicas teatrais podem surgir como um recurso inesgotável de uma aprendizagem viva e funcional e contribuir para o desenvolvimento harmonioso do indivíduo como ser social e cooperante.
É nesta perspetiva que se impõe um maior investimento na formação artística nas nossas escolas de forma a enriquecer o conhecimento num espaço de experimentação e inovação como é a Expressão Dramática e o Teatro.
A Escola não pode dissociar o conhecimento científico da criatividade e da imaginação não é isso que interessa à formação para uma sociedade futura. Não se deve marginalizar as expressões artísticas dum conceito global de Escola.
Hoje é um dado adquirido que as atividades dramáticas estimulam o pensar e o agir criativamente. A Expressão Dramática e o Teatro contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, fomentam a autonomia e autoconfiança, despertam o sentido crítico, educam para os valores estéticos e artísticos e desenvolvem atitudes e comportamentos baseados na entreajuda, espírito de grupo e respeito pela diferença, tão necessários ao exercício da cidadania.
Temos de encarar a Expressão Dramática e o Teatro enquanto atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas, como fontes potenciadoras das capacidades criativas.
É preciso refletir e implementar um modelo de sistema de ensino que esteja em sintonia com a nossa realidade social e a nossa dinâmica. Quem não se questiona não evolui e o Teatro é o espaço privilegiado para alicerçar a escola da vida.
Mais teatro, mais educação.
http://parlamentoglobal.sic.sapo.pt/118444.html