08 abril, 2013

Pareceres e recomendações do Concelho Nacional de Educação sobre educação artística, um contributo para uma efetiva reforma do estado na área do ensino.
"Nesta recomendação opta -se pela designação de “educação artística” para acentuar uma visão abrangente que integre a aprendizagem das linguagens específicas (artes plásticas, música, dança, teatro, cinema, artes digitais.), numa perspetiva que valorize a criatividade, a comunicação e o conhecimento do próprio património artístico, histórico e contemporâneo. Trata-se aqui exclusivamente das aprendizagens artísticas que deverão constituir parte integrante da educação de todos e não do ensino artístico especializado que o sistema educativo também deve proporcionar mas que não é objeto desta recomendação.” In Recomendação nº1/2013. Recomendação sobre Educação Artística. Diário da República, 2ª série, nº19, 28/01/13.
http://dre.pt/pdf2sdip/2013/01/019000000/0427004273.pdf
Os tempos controversos que vivemos são de mudança e oportunidade para uma sociedade culta e plural em Portugal, basta unir vontades e criar sinergias.

A Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS) foi fundada em 1982 por Maria Bessa e António Rodrigues, que a dirigiram até 2003.
Esta instituição de utilidade pública é desde 1986, a primeira academia de dança oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação que a patrocina. Conta também com o apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal desde a sua fundação.
O ensino na Academia tem como principais objetivos a educação pelo movimento, promovendo nos seus alunos uma intensa ligação à atividade cénica através de apresentações públicas da escola e da Pequena Companhia/ Little Company, estrutura similar a uma companhia de dança profissional.