28 junho, 2006













A vida é mais visível no teatro

A prática teatral é fundamental para a formação do indivíduo, pela riqueza pluridisciplinar que encerra. As vivências, o desafio, a experimentação são os instrumentos para o conhecimento dos outros e, através deles, de nós próprios. Numa sociedade consumista e extremamente individualista corremos o perigo de nos tornarmos indivíduos sem vontade própria nem espírito crítico, movidos por estímulos e realidades virtuais. A nossa identidade depende da capacidade de comunicação como um elo que nos mantém vivos e interactivos. Por isso, o jogo e as técnicas teatrais podem surgir como um recurso inesgotável de uma aprendizagem viva e funcional e contribuir para o desenvolvimento harmonioso do indivíduo como ser social e cooperante.
É nesta perspectiva que se impõe um maior investimento na formação artística nas nossas escolas de forma a enriquecer conhecimentos num espaço de experimentação e inovação que é, por exemplo, o Teatro.
A Escola não pode dissociar o conhecimento científico da criatividade e da imaginação não é isso que interessa à formação para uma sociedade futura. Não se deve marginalizar as expressões artísticas dum conceito global de Escola, nem ter uma visão maniqueísta de que elas poderão servir para «descongestionar» do trabalho fastidioso a que as áreas científicas por vezes obrigam. Hoje é um dado adquirido que as actividades dramáticas estimulam o pensar e o agir criativamente. No limiar deste século sociólogos, psicólogos, pedagogos, professores e artistas não serão demais para reflectir modelos de um sistema de ensino que esteja em sintonia com a nossa realidade social e a nossa dinâmica.
A Expressão Dramática e o Teatro no ensino contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, fomentam a autonomia e autoconfiança, despertam o sentido crítico, educam para os valores estéticos e artísticos e desenvolvem atitudes e comportamentos baseados na entreajuda, espírito de grupo e respeito pela diferença, tão necessários ao exercício da cidadania.
É importante que os responsáveis pelas reformas do ensino estejam conscientes desta realidade e encarem a Expressão Dramática e o Teatro enquanto actividades lúdicas, artísticas e pedagógicas, como fontes potenciadoras das capacidades criativas.
Quem não se questiona não evolui. O saber não tem fronteiras e o Teatro é o espaço privilegiado para alicerçar a escola da vida porque a vida é mais visível no Teatro.
Parafraseando o encenador inglês Peter Brook “...o Teatro é a vida sob uma forma mais concentrada, mais breve, condensada no tempo e no espaço…

DV